nacionalismo - ορισμός. Τι είναι το nacionalismo
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι nacionalismo - ορισμός

IDEOLOGIA POLÍTICA QUE PROMOVE OS INTERESSES DE UMA NAÇÃO
Nacionalista; Sentimento nacionalista; Nacionalistas; Ideologias nacionalistas; Nacionais

Nacionalismo         
m. Neol.
Patriotismo.
(De "nacional")
nacionalismo         
sm (nacional+ismo)
1 Preferência acentuada por tudo o que é próprio da nação a que se pertence.
2 Patriotismo.
3 Política de nacionalização de todas as atividades de um país.
4 Ilimitada ambição de poder oriunda da exacerbação do sentimento nacional e cujo fim é conseguir a independência de uma nação, ou estender sobre outras o domínio da própria.
5 Sociol Movimento social pelo qual uma nacionalidade procura autonomia e status.
Nacionalismo         
O nacionalismo é uma ideia e um movimento que defende que a nação deve ser congruente com o Estado. Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma nação em particular (como num grupo de pessoas),Smith, Anthony.

Βικιπαίδεια

Nacionalismo

O nacionalismo é uma ideia e um movimento que defende que a nação deve ser congruente com o Estado. Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma nação em particular (como num grupo de pessoas), especialmente com o objetivo de ganhar e manter a soberania da nação (autogovernação) sobre a sua pátria para criar um Estado-nação. O nacionalismo defende que cada nação deve governar-se a si própria, livre de interferências externas (autodeterminação), que uma nação é uma base natural e ideal para uma entidade política e que a nação é a única fonte legítima de poder político. Visa ainda construir e manter uma identidade nacional única, baseada em características sociais partilhadas de cultura, etnia, localização geográfica, língua, política (ou governo), religião, tradições e crença numa história singular partilhada, e promover a unidade ou solidariedade nacional. O nacionalismo, portanto, procura preservar e fomentar a cultura tradicional de uma nação. Existem várias definições de uma "nação", o que leva a diferentes tipos de nacionalismo. As duas principais formas divergentes são o nacionalismo étnico e o nacionalismo cívico.

O consenso entre os estudiosos é as nações serem socialmente construídas e historicamente contingentes. Ao longo da história, as pessoas tiveram uma ligação ao seu grupo de parentesco e tradições, autoridades territoriais e à sua pátria, mas o nacionalismo só se tornou uma ideologia proeminente no final do século XVIII. Existem três perspetivas proeminentes sobre o nacionalismo. O primordialismo (pereneismo), que reflete as conceções populares do nacionalismo, mas que tem caído largamente em desuso entre os académicos, propõe que houve sempre nações e que o nacionalismo é um fenómeno natural. O etnossimbolismo explica o nacionalismo como um fenómeno dinâmico e evolutivo, e sublinha a importância dos símbolos, mitos e tradições no desenvolvimento das nações e do nacionalismo. A teoria da modernização, que substituiu o primordialismo como explicação dominante do nacionalismo, adota uma abordagem construtivista e propõe que o nacionalismo surgiu devido a processos de modernização, tais como a industrialização, urbanização e educação de massas, que tornaram possível a consciência nacional. Os defensores desta última teoria descrevem as nações como comunidades imaginadas e o nacionalismo como uma tradição inventada, na qual o sentimento partilhado proporciona uma forma de identidade coletiva e une os indivíduos na solidariedade política. A "história" fundacional de uma nação pode ser construída em torno de uma combinação de atributos étnicos, valores e princípios, e pode estar intimamente ligada a narrativas de pertencimento.

O valor moral do nacionalismo, a relação entre nacionalismo e patriotismo, e a compatibilidade entre nacionalismo e cosmopolitismo são todos temas de debate filosófico. O nacionalismo pode ser combinado com diversos objetivos e ideologias políticas, tais como o conservadorismo (conservadorismo nacional e populismo de direita) ou o socialismo (nacionalismo de esquerda). Na prática, o nacionalismo pode ser positivo ou negativo, dependendo da sua ideologia e dos seus resultados. O nacionalismo tem sido uma característica dos movimentos pela liberdade e justiça, tem sido associado a reavivamentos culturais, e encoraja o orgulho nas realizações nacionais. Tem também sido utilizado para legitimar divisões raciais, étnicas e religiosas, suprimir ou atacar minorias, e minar os direitos humanos e as tradições democráticas. O nacionalismo radical combinado com o ódio racial foi um fator-chave no Holocausto perpetrado pela Alemanha nazi.

Παραδείγματα από το σώμα κειμένου για nacionalismo
1. Esta banda insulto hasta el ideal de "Entre nosotros, los connacionales" dilucidado en la Declaracion Conjunta del 15 de Junio como el "nacionalismo estrecho" y "nacionalismo chovinista" y dijo que hay que materializar el "nacionalismo abierto" justificando asi la teoria de "desnuclearizacion, apertura y 3,000 dolares" y se aferra mas en el "alboroto nuclear" y " el de derechos humanos". Esto no es nada mas que la sofisteria de invalidar el 15 de junio y llevar al fracaso las relaciones Norte–Sur.